COPESE - Dúvidas Frequentes

Versão para impressãoEnviar para e-mailVersão em PDF

 

CURSOS

1- Os cursos oferecidos são pagos?

Não. Todos os cursos ofertados pelo IF Sudeste MG são públicos e gratuitos. A única taxa cobrada é a de inscrição do Processo Seletivo. Mesmo assim, qualquer candidato pode solicitar isenção dessa taxa, apresentando uma relação de documentos e comprovando que estudou durante todo o ciclo anterior (Ensino Médio ou Fundamental) em escola da rede pública. Para saber quando e como fazer o pedido, consulte o edital de isenção.

 

2- Como faço para ingressar nos cursos técnicos oferecidos pelo IF Sudeste MG?

Para ingressar no IF Sudeste MG, você deve se inscrever no processo seletivo, que é realizado uma ou duas vezes ao ano (dependendo do curso). Para os cursos técnicos presenciais, o Instituto seleciona os candidatos considerando as notas alcançadas nas provas de conhecimento. Caso esteja interessado em fazer o exame, você deve pesquisar sobre os cursos de sua preferência e ficar atento às informações divulgadas pelo Instituto. Para cada processo seletivo, é lançado um edital, onde estão todas as informações que o candidato precisa para passar por todas as etapas de ingresso, começando pela inscrição.

O processo seletivo para preenchimento de vagas nos cursos técnicos a distância em 2015 será feito por sorteio, ou seja, os candidatos não farão prova objetiva. O edital será divulgado dia 09/04, neste site, e as inscrições estarão abertas no período de 13/04 a 14/05. Caso esteja interessado em concorrer a uma vaga, você já pode consultar a lista de cidades-polo e os cursos a distância que serão ofertados no próximo processo seletivo.

 

3- Como faço para ingressar nos cursos de graduação oferecidos pelo IF Sudeste MG?

Você tem duas opções: processo seletivo ou SiSU. No processo seletivo (também conhecido como “vestibular”), o IF Sudeste MG seleciona os candidatos a partir das notas alcançadas nas provas de conhecimento. Quem quiser se inscrever deve ficar atento às informações do edital, que é divulgado no site do IF Sudeste MG, antes do período de inscrições.

Já para ingressar pelo SiSU, o Sistema de Seleção Unificada do Governo Federal, é preciso fazer o Exame Nacional do Ensino Médio, o “Enem”. Com a nota do Enem, o candidato se cadastra no SiSU e concorre às vagas ofertadas pelo IF Sudeste MG. Para a seleção via SiSU, também é lançado um edital. Mas, fique atento: só é possível utilizar a nota obtida no Enem do último ano.

 

4- Quero cursar o Ensino Médio no IF Sudeste MG. Preciso escolher um curso técnico também?

Sim. O IF Sudeste MG oferta vagas nos cursos técnicos que são integrados ao Ensino Médio. Os alunos têm aulas em turno integral. Ao final do curso técnico integrado, recebem diploma do curso técnico de nível médio. Assim, estarão aptos a entrarem no mercado de trabalho ou prosseguirem seus estudos em cursos de graduação. 

 

5- Como faço para obter mais informações sobre os cursos?

As informações sobre os cursos que têm vagas disponíveis estão no link “Câmpus e Cursos”, no lado esquerdo do site. Mas se você quiser obter informações sobre qualquer curso, independentemente de haver vagas ou não, deve acessar os sites dos câmpus do IF Sudeste MG, que oferecem a matriz curricular, projetos, horários das aulas, contato do coordenador, entre outras informações, que variam conforme a unidade. Clique para acessar:

6- Posso me inscrever para o mesmo curso de graduação no Sisu e no Processo Seletivo do IF Sudeste MG?

Sim. Participando dos dois processos de seleção, você terá duas chances para ingressar no IF Sudeste MG, pois 50% das vagas dos cursos de graduação são destinadas ao SiSU e 50% ao processo seletivo organizado pela Instituição. 

 

7- Como funcionam os cursos a distância? Quantas vezes por mês preciso comparecer ao polo?

Nos cursos a distância, o aluno assiste às aulas e realiza as atividades do curso pela internet. Se não tiver computador em casa, ele poderá utilizar o computador do polo de apoio presencial onde estiver matriculado. A quantidade de encontros presenciais varia conforme o curso. No entanto, o aluno fica sabendo, logo no início do curso, quando esses encontros acontecerão, pois eles estão previstos no calendário acadêmico que cada aluno recebe.

 

8- Não moro nas cidades dos polos, posso fazer o curso técnico a distância aqui em minha cidade?

As aulas presenciais dos cursos EaD são realizados somente nos polos do IF Sudeste MG. Portanto, você poderá estudar em sua cidade o conteúdo das aulas transmitidas a distância , mas terá que se deslocar até a cidade escolhida para realizar as atividades presenciais. 

 

Voltar

 

INSCRIÇÕES

1-  Não tenho CPF, posso cadastrar o da minha mãe/pai?

Não. Você precisa cadastrar seu próprio CPF. Caso não possua, você deve procurar as agências dos Correios, do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou da Receita Federal, e providenciar a aquisição do mesmo.

 

2-Informei errado meus dados (por exemplo: nome, número do documento de identidade, grupo de concorrência ou curso). Como faço para corrigir?

Dentro do período de inscrição, você pode alterar seus dados quantas vezes for necessário. Basta entrar na sua inscrição, efetuar o Login, e alterar os dados. Só não é possível alterar o CPF, portanto, se você informou o número errado, deve efetuar uma nova inscrição.

Após o período de inscrição, você ainda tem uma última possibilidade de alterar seus dados, que é o "Recurso Contra a Inscrição", período previamente estabelecido no edital. Para isto, você deve entrar na sua inscrição, efetuar o Login, escolher a modalidade, e entrar na opção "Protocolar Recurso". Lembrando que não serão aceitos recursos para troca de CPF.

 

3- Posso me inscrever em um curso técnico e um superior ao mesmo tempo?

Sim. Você deve observar apenas se eles são ofertados no mesmo turno, pois se você for aprovado nos dois, haverá coincidência de horários e você terá que optar por um deles.

 

4- Onde pagar a Guia de Recolhimento da União (GRU)?

O pagamento deve ser realizado exclusivamente nas agências do Banco do Brasil.

 

5- Fiz inscrição em duas modalidades de cursos técnicos, mas decidi que só quero concorrer a uma delas. O que devo fazer?

Você deve efetuar o pagamento do curso de sua escolha. Se quiser fazer a prova para mais de um curso, deve efetuar o pagamento de todos os cursos escolhidos.

 

6- Fiz a inscrição para um curso, mas gostaria de alterar para outro. O que devo fazer?

Dentro do período de inscrição, você pode alterar o câmpus e o curso quantas vezes quiser. Basta entrar na sua inscrição, efetuar o Login, escolher a modalidade, entrar no passo 2 e trocar o curso. Prevalece a última escolha feita por você no sistema de inscrição.

Após o período de inscrição, você ainda tem uma última possibilidade de trocar de campus e curso, que é o "Recurso Contra a Inscrição", período previamente estabelecido no edital. Para isto, você deve entrar na sua inscrição, efetuar o Login, escolher a modalidade, e entrar na opção "Protocolar Recurso".

 

7- Perdi minha senha. Como faço para recuperá-la?

Para recuperar a sua senha, clique em “Esqueci minha senha”, no menu localizado à direita da página inicial do site. O sistema vai gerar uma nova senha, que será enviada para o e-mail que você cadastrou no ato da inscrição. Caso não esteja recebendo os e-mails da Copese, pode ser que você tenha cadastrado um e-mail errado. Nesse caso, entre em contato pelo telefone (32)3216-2611 ou pelo e-mail copese@ifsudestemg.edu.br.

Você pode, ainda, procurar o câmpus nos horários de atendimento indicados no edital. A equipe de apoio irá gerar uma nova senha para você.

Voltar

 

RESULTADOS

1- Fiquei classificado como excedente. Tenho que fazer a matrícula?

Não. Caso haja vagas não preenchidas após o primeiro período de matrícula, serão divulgadas as chamadas dos candidatos excedentes no site da Copese, no menu "Matrícula", em até 30 (trinta) dias após o início das aulas.

 

 

Voltar