COPESE - Grupos de Concorrência e Reservas de Vagas

Versão para impressãoEnviar para e-mailVersão em PDF
(Texto baseado na Lei Nº 12.711, de 29 de agosto de 2012 e na Lei 13.409/2016 de 28 de dezembro de 2016, com alteração dos 3º, 5º e 7º artigos da Lei Nº 12.711, de 29 de agosto de 2012).
 
Está na dúvida sobre qual grupo de concorrência escolher? Leia as orientações abaixo, pois elas podem ajudar...
  1. Cada grupo tem suas característica e exigências. Por isso, você deve conhecer todos os grupos e se planejar muito bem antes de fazer sua escolha.
  2. A opção de escolher um ou outro grupo para se inscrever é SUA e você deve avaliar o que é melhor para você, em qual grupo você tem mais chances e, principalmente: se conseguirá atender a todos os requisitos. 
  3. Lembre-se: no momento da matrícula, você terá que levar todos os documentos comprobatórios exigidos no grupo que você escolheu. Se você não conseguir comprovar, perderá a vaga.

Então... vamos conhecer os grupos?

 

Grupo A

Esse é o grupo da “Ampla Concorrência”, ou seja, onde não há diferenciação de candidatos. Por isso, qualquer tipo de candidato poderá concorrer neste grupo, independentemente de cor, renda ou local onde estudou. Porém, você DEVERÁ se inscrever neste grupo se estiver em uma das seguintes situações:

1 - se você cursou uma ou mais séries do ciclo anterior (ensino fundamental ou médio) em escola da rede privada (escola “particular”). Por isso, mesmo que tenha estudado uma parte do Ensino Fundamental ou Médio em escola da rede pública, você se encaixa no grupo A.

2 - se você não tiver condições de apresentar todos os documentos exigidos para os grupos B e C. 

Percentual de vagas destinado a este grupo: 50%. Nos cursos da área de Ciências Agrárias, o percentual de vagas destinado a este grupo é de 45%.

Obs: os outros 50% das vagas de todos os cursos serão reservados para estudantes que cursaram todos os anos do ciclo anterior em escola pública (fundamental ou médio, de acordo com o Edital e com o curso escolhido). 

 

Grupo B

É destinado a candidatos de baixa renda, ou seja, com renda familiar bruta mensal igual ou menor que 1,5 salários mínimos, que estudaram todos os anos da etapa anterior em escola pública (ensino fundamental ou médio, de acordo com o Edital e com o curso escolhido). Por isso, se você escolher concorrer neste grupo, DEVERÁ comprovar as duas situações: ter estudado integralmente em escola pública e ter renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salários mínimos por pessoa.

Antes de escolher o Grupo B, consulte a lista de documentos que você terá que apresentar no ato da matrícula, caso seja classificado entre os candidatos do grupo B. Se você não apresentar todos os documentos para análise de sua condição socioeconômica, você perderá a vaga.

Documentos necessários para comprovação deste grupo (você perderá o direito a vaga se não apresentar os documentos comprobatórios no ato da matrícula):

 

Grupo C

É destinado a candidatos de baixa renda, ou seja, com renda familiar bruta mensal igual ou menor que 1,5 salários mínimos, que se autodeclaram pretos, pardos ou indígenas ou que concorrem como pessoas com deficiência (Lei 13.409/2016 de 28 de dezembro de 2016) e que estudaram todos os anos da etapa anterior em escola pública (fundamental ou médio, de acordo com o Edital e com o curso escolhido). Por isso, se você for aprovado neste grupo, DEVERÁ comprovar que sua renda familiar bruta é igual ou inferior a 1,5 salários mínimos por pessoa. DEVERÁ comprovar, também, que estudou todos os anos em escola pública. Antes de escolher o grupo C, consulte a lista de documentos a serem apresentados no ato da matrícula, caso seja aprovado. Se você não apresentar todos os documentos para análise de sua condição socioeconômica, você perderá a vaga.

Documentos necessários para comprovação deste grupo (você perderá o direito a vaga se não apresentar os documentos comprobatórios no ato da matrícula):

 

Grupo D

É destinado a quem estudou todos os anos da etapa anterior em escola pública (ensino fundamental ou médio, de acordo com o Edital e com o curso escolhido). Não é necessário comprovar renda. Você DEVERÁ comprovar que estudou todos os anos em escola pública.

Documentos necessários para comprovação deste grupo (você perderá o direito a vaga se não apresentar os documentos comprobatórios no ato da matrícula):
  • Histórico escolar, comprovando ter estudado durante todos os anos da etapa anterior (ensino fundamental ou médio, a depender do curso escolhido) em escola pública;

 

Grupo E

É destinado a candidatos que se autodeclaram pretos, pardos ou indígenas ou que concorrem como pessoas com deficiência (Lei 13.409/2016 de 28 de dezembro de 2016) e que estudaram todos os anos da etapa anterior em escola pública (fundamental ou médio, de acordo com o Edital e com o curso escolhido). Não é necessário comprovar renda. Você DEVERÁ comprovar que estudou todos os anos em escola pública.

Documentos necessários para comprovação deste grupo (você perderá o direito a vaga se não apresentar os documentos comprobatórios no ato da matrícula):
  • Histórico escolar, comprovando ter estudado durante todos os anos da etapa anterior (ensino fundamental ou médio, a depender do curso escolhido) em escola pública;
  • Autodeclaração étnico-racial (preto, pardo ou indígena), realizada no ato da matrícula.

 

Grupo F

Essa ação afirmativa do IF Sudeste MG só é válida para os cursos da área de Ciências Agrárias. É o grupo destinado a filhos de empregados rurais, ou filhos de famílias “pronafianas” (famílias beneficiárias do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF), ou filhos de assentados da reforma agrária. Se você não apresentar a comprovação, você perderá a vaga. 

Obs: O edital contém todas as informações que você precisa para participar do processo seletivo. Não deixe de ler! 

Documentos necessários para efetivação da Matrícula:
  • Comprovar ser filho de empregados rurais, ou filho de famílias “pronafianas”, ou filho de assentados da reforma agrária.

 

PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE GRUPOS DE CONCORRÊNCIA

Veja no quadro abaixo um resumo das principais diferenças entre os grupos A, B, C, D, E e F. Outras informações estão disponíveis no edital.

PRINCIPAIS REQUISITOS

GRUPO A

GRUPO B

GRUPO C

GRUPO D

GRUPO E

GRUPO F

Comprovar ter estudado durante todo o ciclo anterior em escola pública

-

SIM

SIM

SIM

SIM

-

Comprovar renda familiar bruta mensal (nos últimos 3 meses)

-

SIM

SIM

-

-

-

Autodeclarar-se preto, pardo ou indígena

-

-

SIM

-

SIM

-

Comprovar ser filho de empregados rurais, ou filho de famílias “pronafianas”, ou filho de assentados da reforma agrária

-

-

-

-

-

SIM

 

Para os cursos de Pós-graduação Lato Sensu os grupos são:

 

Grupo A

Ampla concorrência: São vagas reservadas a todos os candidatos que não pertençam ao quadro de funcionários do IF Sudeste MG.

Grupo B  

Para servidores: São vagas reservadas aos servidores do quadro permanente do IF Sudeste MG, essas vagas constam nos Projetos Pedagógicos dos Cursos como forma de incentivo à qualificação dos servidores, os quais se submeterão ao processo seletivo descrito neste Edital. As vagas destinadas a servidores do IF Sudeste MG que não forem preenchidas serão redirecionadas à ampla concorrência.

 

Para os cursos de Pós-graduação Stricto Sensu os grupos são:

 

Grupo A

Vagas de Ampla concorrência. 

Grupo 1  

São vagas destinadas à Linha de Pesquisa 1 (ver explicação sobre as Linhas de Pesquisa de cada curso de Pós-graduação Stricto Sensu nos Editais de Seleção).  

Grupo 2  

São vagas destinadas à Linha de Pesquisa 2 (ver explicação sobre as Linhas de Pesquisa de cada curso de Pós-graduação Stricto Sensu nos Editais de Seleção).

 

Obs: as informações desta página visam enfatizar as características e diferenças entre grupos de concorrência. Não substituem o edital, documento onde o candidato encontra todas as informações necessárias à participação no processo seletivo. Acesse em Editais.

 

AnexoTamanho
Documentos comprobatórios de renda 174.14 KB